11.07.01.01 Cadastros
O módulo de cadastro contempla tanto as aplicações relacionadas às configurações do sistema quanto às aplicações utilizadas pelos docentes para submissão das propostas.
11.07.01.01.01 Cadastro de Quotas
As Quotas, também podem ser consideradas como editais e permitem o cadastro de diversos parâmetros para o controle do edital pelo sistema:
‘Ano Quota’: ano utilizado para a identificação e filtragem das quotas nas buscas.
‘Descrição Quota’: campo descritivo para a quota, utilizado em buscas e exibição.
‘Data Início Vigência’ e ‘Data Fim Vigência’: consiste na duração do edital, ou seja, o tempo total do processo. De forma que, todas as outras datas devem estar contidas neste intervalo.
‘Data Início Inscrição’ e ‘Data Fim Inscrição’: consiste na data que o docente poderá submeter a proposta.
‘Data Início Indicação Proposta’ e ‘Data Fim Indicação Proposta’: consiste na data utilizada para cadastro dos avaliadores pelos comitês, bem como a indicação dos avaliadores para cada projeto.
‘Data Início Avaliação Currículo’ e ‘Data Fim Avaliação Currículo’: consiste na data utilizada para avaliação das questões relacionadas ao currículo do docente e do estudante, feitas pelo comitê interno.
‘Data Início Avaliação Interna’ e ‘Data Fim Avaliação Interna’: consiste na data que os avaliadores selecionados pelo comitê e que fazem parte da instituição possam fazer a avaliação dos projetos.
‘Data Início Avaliação Externa’ e ‘Data Fim Avaliação Externa’: consiste na data utilizada para inserir as avaliações enviadas por avaliadores externos convidados.
‘Data Início Recurso’ e ‘Data Fim Recurso’: consiste na data utilizada para um docente entrar com um recurso após o processo de avaliações.
‘Data Início Envio Relatório Parcial’ e ‘Data Fim Envio Relatório Parcial’: consiste na data em que projetos aprovados podem enviar o relatório parcial de execução, feito no Portal do Estudante.
‘Data Início Envio Relatório Final’ e ‘Data Fim Envio Relatório Final’: consiste na data de envio do relatório final de execução do projeto, feito no Portal do Estudante.
‘Valor Bolsa’: Valor da bolsa a ser paga pelo edital.
Além disso, é possível fazer a cópia de quotas anteriores, evitando o retrabalho quanto às configurações de bolsas e questões. São passíveis de cópia:
Qtde de Bolsas por Programa e Área.
Questões sobre Projetos.
Questões para Avaliação: projeto, orientador e aluno.
Comitê de Avaliação por Área.
11.07.01.01.02 CADASTRO DE BOLSAS DE PROGRAMAS POR ÁREA
Esta opção pode ser acessada pela aplicação do SG ‘11.07.01.01.02 CADASTRO DE BOLSAS DE PROGRAMAS POR ÁREA’.
A primeira etapa consiste na seleção da Quota, que deve estar previamente criada.
O edital de uma quota pode compreender vários programas (PIBIC CNPq, PIBIT, PIBIC Fapemig), então, deve-se selecionar um programa, definir a quantidade de bolsas e clicar em salvar. O Registro irá aparecer na tabela abaixo do botão.
Com a definição da quantidade e valor das bolsas por programa, deve-se definir a quantidade de bolsas a serem distribuídas por área. Assim, deve-se selecionar o Programa, a Área de Pesquisa, definir a quantidade e clicar em salvar. O registro será exibido na tabela abaixo do botão ‘Salvar’.
11.07.01.01.03 CADASTRO DE QUESTÕES DE PROJETO
Esta opção pode ser acessada pela aplicação do SG ‘11.07.01.01.03 CADASTRO DE QUESTÕES DE PROJETO’.
As questões do projeto tem como objetivo validar questões do projeto, como o uso de animais, podendo ser respondidas com ‘sim’ ou ‘não’. Ao configurar as questões do projeto é possível informar se um comprovante deve ser apresentado na submissão. Caso a opção esteja marcada, ao responder ‘SIM’ o docente deverá submeter o comprovante, no caso do uso de animais, o comprovante é o projeto submetido ao Comitê de Ética.
As questões do projeto são por Quota, ou seja, irão aparecer para todos os projetos de todas as áreas. Assim, deve-se selecionar a quota, adicionar a descrição da questão e informar se a questão ficará ativa e precisará de comprovante.
11.07.01.01.04 CADASTRO DE QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS
A próxima etapa para o cadastro do edital é cadastrar as questões utilizadas para que os avaliadores possam avaliar o projeto enviado pelo estudante/docente, possuindo caráter classificatório. O total das questões recorrentemente é 100, de forma que cada uma das questões poderá ter uma nota máxima definida para que o somatório seja o total desejado.
As questões são cadastradas por Quota, ou seja, os avaliadores de todas as áreas de conhecimento utilizarão o mesmo parâmetro para a avaliação dos projetos.
Ao selecionar uma Quota, as questões cadastradas serão exibidas na tabela abaixo do botão, podendo ser removidas ao clicar no ícone da última coluna da tabela.
As questões serão respondidas pelos avaliadores do comitê interno, durante o período compreendido entre os parâmetros ‘Data Início Avaliação Interna’ e ‘Data Fim Avaliação Interna’, configurado no cadastro da quota.
11.07.01.01.05 CADASTRO DE QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO
Um edital permite avaliar o currículo do estudante e do docente com questões distintas, considerando as particularidades, também é possível configurar diferentes questões para cada uma das áreas. Assim, deve-se selecionar a Quota, a área e o Perfil. O currículo possui nota máxima, que será somada à nota do projeto para a classificação dos estudantes e distribuição das bolsas ao final do processo.
Ao selecionar os parâmetros iniciais, pode-se cadastrar várias questões que também possuem um valor (Ex. número de artigos publicados, 0,5 para cada artigo). Independente do valor de cada uma das questões, o teto por área/perfil será respeitado. É importante que a nota ‘teto’ seja a mesma em todas as áreas, garantindo a classificação correta e igualdade entre áreas. Caso o campo ‘Documento Obrigatório’ seja marcado, será necessário o envio de documentos comprobatórios, como artigos, capítulos de livros, entre outros.
As questões do currículo serão avaliadas pelo comitê interno, que também será definido no processo de cadastro da quota. A avaliação pelo comitê se dá no período compreendido entre os parâmetros ‘Data Início Avaliação Currículo’ e ‘Data Fim Avaliação Currículo’, configurado no cadastro da quota.
11.07.01.01.06 CADASTRO DE COMITÊ INTERNO POR ÁREA
Para realizar a avaliação interna do projeto e das questões relacionadas com o currículo do estudante e do docente, utiliza-se o comitê interno. O comitê deve ser cadastrado inicialmente pela diretoria da pesquisa, definindo os coordenadores.
Primeiramente deve-se selecionar a Quota, depois o docente e definir o papel que exercerá no comitê, podendo ser coordenador ou colaborador.
É importante ressaltar que somente é possível adicionar docentes ao comitê.
Ao ser cadastrado como coordenador, o docente poderá adicionar novos avaliadores no comitê, utilizando a aplicação 11.07.01.01.08 CADASTRO DE AVALIADORES INTERNOS POR PROJETO.
Além disso, o comitê é responsável pela: Avaliação Interna dos projetos (11.07.01.02.01 Avaliação Interna de Projetos), Avaliação do currículo do estudante e docente (11.07.01.02.03 Avaliação de Currículo pelo Comitê) e Análise dos Recursos (11.07.01.02.07 Análise de Recursos).
11.07.01.01.07 Cadastro de Projeto Graduação
Após o cadastro de todas as configurações, dentro do período de inscrição, o docente conseguirá fazer o cadastro dos projetos para a graduação na tela 11.07.01.01.07 Cadastro de Projeto Graduação.
Ao acessar a tela o docente terá acesso a lista de projetos já cadastrados e também poderá escolher uma Quota ativa e clicar em Novo, para iniciar o cadastro de um projeto.
Ao clicar em novo o sistema exibirá avisos aos orientadores sobre o preenchimento correto dos dados.
Para continuar o cadastro é necessário confirmar os dados de contato e grupo de pesquisa e clicar em ‘Salvar e Continuar’. Esses dados são importantes para que o setor de gestão de Iniciação Científica possa entrar em contato em caso de algum problema.
Ao clicar em ‘Salvar e Continuar’ o docente será encaminhado para a tela de preenchimento dos dados do projeto. É necessário se atentar para os campos obrigatórios.
As questões do projeto exibidas na tela são cadastradas na tela ‘11.07.01.01.03 Cadastro de Questões de Projeto’.
Ao finalizar o cadastro deverá clicar em ‘Salvar Dados do Projeto’ para prosseguir.
É importante ressaltar a presença da aba ‘Enviar Recurso’, essa aba será exibida confirme o cadastro de datas da Quota, na tela 11.07.01.01.01 Cadastro de Quotas. Ela só está sendo exibida devido a um cenário de testes.
Ao clicar em salvar será exibida uma confirmação, pois os dados não poderão mais ser alterados devido ao preenchimento das questões com base nas áreas de conhecimento.
Após salvar, serão exibidas as questões de avaliação do currículo, que foram cadastradas na tela ‘11.07.01.01.05 Cadastro de Questões para Avaliação de Currículo’ e podem ser customizadas por Quota e Área do conhecimento.
Após responder as questões de avaliação, o docente deverá enviar o convite ao estudante. Com isso o convite será exibido no Portal do Estudante.
Aceite de Iniciação Científica Estudante
Ao receber o convite, será exibido o item de menu (Iniciação Científica) ao estudante no Portal do Estudante.
Ao clicar, o estudante verá os projetos que possui.
Caso o projeto esteja fora do período de inscrição, será exibida uma mensagem ao estudante.
O período de inscrição é feito no cadastro da Quota pelo setor responsável ( 11.07.01.01.01 Cadastro de Quotas).
Se o projeto estiver no período de inscrição, o estudante poderá fazer o cadastro dos dados bancários e de localização. Ao clicar no botão ‘Informei meus dados bancários e aceito participar do projeto’ o estudante aceita o convite enviado pelo docente.
O estudante também poderá recursar participar e o projeto será encerrado.
Ao aceitar o estudante deverá preencher as questões sobre o currículo.
Caso o orientador não tenha enviado o projeto, o estudante poderá enviar.
Após todas as etapas de avaliação feitas pelo comitê, o estudante receberá o resultado da avaliação e saberá se foi contemplado com a bolsa.
Caso o estudante não receba a bolsa, o docente poderá entrar com recurso, conforme período informado em edital.
Após a divulgação do resultado, o docente também poderá verificar a avaliação do currículo e projeto na aba Resultado, que aparecerá quando o resultado estiver disponível.
Caso o estudante seja selecionado como bolsista, o orientador deverá aceitar o termo de execução do projeto.
11.07.01.01.10 Cadastro de Projeto Ensino Médio
No cadastro de estudantes do Ensino Médio, o orientador deverá executar todas as etapas de cadastro. Não há interação do estudante com sistemas da UFU.
11.07.01.01.08 Cadastro de Avaliadores Internos por Projeto
Após o cadastro dos projetos, as avaliações de currículo e do projeto são feitas pelo comitê de pesquisa.
Quando o membro é um coordenador, ele poderá cadastrar os docentes que avaliarão cada um dos projetos.
A avaliação deverá ser feita pelo membro do comitê na tela 11.07.01.02.01 Avaliação Interna de Projetos.
11.07.01.02.04 Ranking dos Projetos de Graduação
Após a avaliação é possível visualizar o Ranking de projetos na tela 11.07.01.02.04 e fazer o download do relatório para publicação.
Após a divulgação do Ranking será aberto para envio dos recursos.
11.07.01.02.05 Distribuição de Bolsas
Após a conclusão dos recursos, será possível realizar a distribuição de bolsas para os estudantes. Ao distribuir a bolsa, o setor responsável deverá selecionar a Quota e Área de conhecimento.
Para fazer o convite, o setor deverá clicar na ação em ‘Convidar’
Ao fazer o convite, o setor poderá selecionar a bolsa que será utilizada.
Ao enviar o convite para o orientador, a aba supracitada ‘Termo de Aceite’ deverá aparecer na tela 11.07.01.01.07 do orientador. Também deverá aparecer uma aba com o termo no Portal do Estudante.
A bolsa só ficará ativa após o aceite do orientador e estudante. Neste momento, a situação da bolsa será ativa.
Caso um dos membros recuse ou não responda dentro do prazo, a bolsa poderá ser cancelada.