Cadastro de Bloco de Ordens de Pagamento
Neste módulo é possivel gerenciar os blocos de ordens de pagamento. É possivel criar um bloco em rascunho, remover pagamentos de um módulo, atualizar a descrição e tramitar um bloco de ordens de pagamento.
A imagem abaixo apresenta o menu da tela (11.07.03.02 CADASTRO/TRAMITAÇÃO DE BLOCOS DE ORDEM DE PAGAMENTO) para iniciar o cadastro de um bloco de ordem de pagamento.
Ao acessar o menu apresentado acima, o usuário é redirecionado para a tela de cadastro apresentada na imagem abaixo.
Ao entrar na tela inicial, é apresentado ao usuário o formulário para incluir informações e gerar um novo rascunho de bloco de pagamento. Nessa tela ainda temos três botões: * 1: Botão “Novo”, que permite ao usuário limpar a tela e iniciar o formulário para um novo rascunho. * 2: Botão “Buscar”, que permite ao usuário listar de forma paginada os blocos já existentes e selecionar algum para ser apresentado na tela. * 3: Botão “Gerar Bloco em Rascunho”, ao preencher as informações do formulário, o usuário clica nesse botão para que o sistema crie o bloco e também as ordens de pagamento que irão compor o bloco. * 4: Botão “Filtrar”, esse botão poderá ser utilizado, após gerar o rascunho, para filtrar as ordens por um nome ou mesmo um CPF.
Na tela inicial o usuário poderá gerar um novo rascunho, sendo necessário adicionar as seguintes informações:
Descrição: Descrição do bloco;
Benefício: Benefício para o qual o bloco será gerado;
Unidade: Unidade que será utilizada para gerar o bloco;
Gestor Bolsas: Unidade que será a gestora de bolsas desse bloco;
Gestor Empenhos: Unidade que será a gestora de empenhos desse bloco;
Data Início: Início do range das previsões para filtrar e gerar as ordens de pagamento;
Data Fim: Fim do range das previsões para filtrar e gerar as ordens de pagamento.
Ao clicar no botão “Gerar Bloco em Rascunho”, o SG cria o bloco com o status RASCUNHO, e já cria as ordens de pagamento ligadas a esse bloco.
A imagem abaixo mostra a tela com o bloco no status em RASCUNHO.
1: Permite o usuário salvar e já deixar o bloco disponível para Tramitação;
2: Permite o usuário excluir o bloco em rascunho;
3: Permite o usuário alterar a descrição do bloco. As demais informações não podem ser alteradas, sendo necessário remover todo o bloco.
4: Permite o usuário buscar um determinado empenho. Funcionalidade apresentada abaixo.
Ao gerar o rascunho são apresentados dois novos blocos de informação ao usuário.
Listagem Empenhos
A imagem abaixo apresenta a listagem dos empenhos selecionados.
Nesse componente são apresentadas as seguintes informações:
Valor Bloco: Valor total das ordens que compõem o bloco;
Valor Empenho: Valor total dos empenhos selecionados;
Botão Busca Empenhos: Botão que irá apresentar a busca de empenhos, conforme apresentado abaixo;
- Tabela de Empenhos: Tabela que lista os empenhos selecionados, apresentando os dados
Num. Empenho;
Ano;
Valor;
Fluxo;
Gestora;
Botão para remover um empenho selecionado.
A imagem abaixo apresenta a busca de empenhos.
Nessa tela o usuário deve informar um empenho específico e filtrar por esse empenho. As informações listadas são as mesmas já mencionadas anteriormente, com a diferença que é apresentado o botão Selecionar, que inclui o empenho na lista de empenhos selecionados.
Listagem Ordens de Pagamento
A imagem abaixo apresenta a listagem das ordens incluída no bloco para pagamento.
Nesse componente são apresentadas as seguintes informações:
#: Id da ordem de pagamento;
Nome: Nome da pessoa que irá receber o pagamento;
CPF: CPF da pessoa que irá receber o pagamento;
Data referência: Data de referência do pagamento;
Status: Status da ordem;
Botão Selecionar: O botão selecionar apresenta o detalhamento da ordem selecionada.
A imagem abaixo apresenta o detalhamento da ordem selecionada.
Nesse componente são apresentadas as seguintes informações:
Status: Status da ordem de pagamento;
CPF: CPF da pessoa relacionada a ordem;
Nome: Nome da pessoa relacionada a ordem;
Banco: Banco para o qual o pagamento será enviado;
Agência: Agência para a qual o pagamento será enviado;
Conta: Conta para a qual o pagamento será enviado;
Pix: Informação do PIX que pode ser usada para envio do pagamento;
Valor: Valor do pagamento;
Data Referência: Data de referência para pagamento;
Benefícios Ativos: Lista dos benefícios que a pessoa tem;
Motivo: Caso a ordem seja removida, esse campo deve ser preenchido com o motivo da remoção;
Botão Remover Ordem do Bloco: Botão que muda o status da ordem de pagamento, retirando a mesma do fluxo de pagamento;
Listagem de Ordens Relacionadas: Lista as outras ordens que já foram geradas para a mesma previsão e que por algum motivo foram removidas de outro bloco.
Buscar Bloco de Ordens de Pagamento
A imagem abaixo mostra a busca de blocos, onde o usuário pode selecionar um bloco para verificar informações do bloco ou continuar a trabalhar com o mesmo.
A imagem abaixo mostra um bloco selecionado na busca.
Caso o bloco tenha sido enviado, conforme mostrado na imagem anterior. O botão de tramitação (1) é habilitado, para envio para a próxima etapa do fluxo de tramitação. Nessa etapa, antes da tramitação, ainda é possível realizar a remoção ou inclusão de empenhos. Caso o bloco já tenha sido tramitado, no campo Status será apresentado entre [] o passo da tramitação em que esse bloco se encontra.