Módulo Coordenações

Cadastro de monitoria por curso

Esta etapa deve ser executada pelas coordenações de curso, podendo também ser executadas pelo Gestor Acadêmico, na tela 11.07.02.03 CADASTRO MONITORIA POR CURSO do SG.

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Figura 1 - Filtragem dos parâmetros para cadastro da monitoria.

Ao selecionar o curso, ano e período, o usuário poderá clicar em “BUSCAR DISCIPLINAS”.

O componente de disciplinas ofertadas será preenchido, ao selecionar uma disciplina o sistema irá buscar as disciplinas cadastradas para a disciplina-ano-período.

Para editar uma monitoria já cadastrada, o usuário poderá clicar no ícone que está na coluna editar da disciplina.

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Figura 2 - Exemplo de busca de monitorias.

Ao clicar em novo ou editar, a tela de cadastro será carregada com os campos, conforme ilustrado na Figura 4. O campo data início e fim devem ser preenchidos conforme edital e serão utilizados como base para a vigência da bolsa.

O NUP representa o NUP do processo sei do Edital da monitoria, deve ser um NUP válido.

O campo Status será preenchido de forma automática, de acordo com as etapas de execução do processo.

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Figura 3 - Formulário de cadastro de monitoria.

É possível realizar o controle das alterações de dados bancários e também do envio do relatório final, estes campos refletirão no Portal do Estudante.

Caso a monitoria seja remunerada, ao clicar no checkbox, a coordenação deve preencher a Unidade Responsável pelo Pagamento,

somente as unidades que no qual a coordenação possui permissão irão aparecer no componente de busca.

Nesta etapa inicial, para os cursos de graduação será a DIREN.

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Figura 4 - Tela de cadastro da monitoria remunerada.

A busca do estudante deve ser feita clicando no ícone de lupa e informando a matrícula.

A coordenação pode preencher os dados bancários do estudante ou deixar para que seja feito no momento do aceite da monitoria.

Ao salvar, a monitoria ficará disponível para que o estudante aceite.

É importante ressaltar que a monitoria deve ser cadastrada dentro do intervalo de datas limite.

O código da monitoria MT999 é utilizado como um parâmetro recomendado de busca, então, em caso de contato com o CTIC ou o gestor acadêmico, ele deverá ser informado.

Dúvidas Frequentes (11.07.02.03 CADASTRO MONITORIA POR CURSO)

1 - O curso é anual, qual parâmetro selecionar ?

Neste caso, deverá selecionar o parâmetro ano e deve-se antentar para as datas de início e final da monitoria.

2 - Quando excluir uma monitoria ?

A monitoria poderá ser excluída somente caso exista erro no cadastro, em todos os demais casos a monitoria deverá ser encerrada.

Independente da ação utilizada, o registro de exclusão/encerramento será mantido.

3 - O estudante já aceitou a moitoria, é possível excluir ?

Sim, entretanto não é recomendado, caso exista alguma ordem de pagamento, não é possível exlcuir a monitoria.

4 - O estudante desistiu da monitoria, como devo proceder ?

A monitoria deverá ser encerrada, alterando a data do término para a data de desistência. O Gestor Acadêmico deverá ser informado para o tratamento da concessão da bolsa.

5 - O estudante desistiu da bolsa, como devo proceder ?

O Gestor Acadêmico (DIREN, ESTES, DACIN) deverá ser comunicado para o cancelamento da bolsa e análise do procedimento da pagamento.

6 - Surgiu uma nova bolsa e gostaria de atribuir a uma monitoria ‘não remunerada’, como devo proceder ?

Deverá entrar em contato com o Gestor Acadêmico para que possa ser feita a atribuição da bolsa, então a monitoria passará a ser ‘Remunerada’.

7 - Estudante não consegue enviar relatório, quais são as possíveis causas ?

A principal causa é o bloqueio por parte da coordenação, na tela ‘11.07.02.03 CADASTRO MONITORIA POR CURSO’ caso o campo ‘Permitir Envio de Relatório Final’ não estiver marcado, o estudante não conseguirá enviar o relatório.

Caso a monitoria não esteja no status ‘Em execução’ não será possível enviar o relatório.

8 - O professor orientador não é mais vinculado a UFU, como proceder ?

Neste caso, o Gestor Acadêmico deverá ser comunicado para que atribua um novo orientador.

9 - Estou com uma dúvida, erro no sistema, ou preciso executar uma ação específica que o sistema não suporta, como proceder ?

  • Entrar em contato com o respectivo Gestor Acadêmico.

  • Entrar em https://atendimento.ufu.br/ selecionar o formulário de ‘Erros e Dúvidas’, selecionar monitoria e descrever o problema.

Sempre informar os dados (ano, período, código do curso, código da disciplina e código da monitoria) para que possamos rastrear o problema.