Geração XML da Versão do Curso
A primeira etapa para a criação de um currículo digital é a geração do arquivo XML da versão (currículo) do curso. As ações necessárias para esta etapa são realizadas no módulo de aplicação 11.02.01.02 Cadastro de Cursos no sistema SG. Para a geração do arquivo XML, é necessário que todas as estruturas da versão estejam etiquetadas e que ao menos uma delas seja do tipo “Obrigatórias”. As ações para etiquetagem das estruturas são realizadas na aba “Estrutura Curricular”, após a seleção de uma versão de curso. O lado esquerdo da Figura 2 apresenta a estrutura “Obrigatórias” corretamente etiquetada, enquanto o lado direito indica que a estrutura “Optativas” asem valor da etiqueta definida. Para realizar a definição do valor realize os seguintes passos: Selecionar a Estrutura -> Habilitar a Edição pelo botão “Alterar” (2º opção da barra superior) -> Selecionar a Etiqueta correta no campo destacado -> Clicar no botão “Salvar”.
Após a verificação de todas as estruturas da versão, basta retornar para a aba “Versões do Curso”, clicar no botão para “Gerar XML da Versão” (4ª opção da barra superior) e confirmar a ação. O sistema irá gerar o arquivo XML do currículo e ao finalizar, preencherá o campo “Código Validação”, destacado na Figura 3.
Ao lado do campo “Código Validação” estão os botões que possibilitam realizar o download do arquivo XML gerado e da representação visual do currículo. Ambos são utilizados para a validação de dados antes da realização das assinaturas. Alterações na versão do curso podem ser realizadas desde que o XML ainda não esteja assinado. Após as alterações, deve-se realizar o procedimento de geração do arquivo XML novamente, verificando as mudanças pelo download do arquivo XML e representação visual.
Definição de Etiquetas - https://youtu.be/UUcYOvkvkFY Geração de XML https://youtu.be/yK1XMEK3_oc